Boituva recicla 6.653 pneus durante 2015
Assessoria de Comunicação Prefeitura de Boituva

Entre os resíduos que um veículo automotivo (ou de carga ou motocicletas) produz durante a sua vida útil, podemos citar os pneus como um dos principais. Pensando nisso, a Prefeitura de Boituva desenvolve um projeto voltado para o recolhimento desses itens e destinação do mesmo, auxiliando assim no cuidado com o meio ambiente.

De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, durante o ano de 2015 foram coletados 6.653 pneus. Sendo 4978 de carros de passeio, 856 de veículos de carga e 819 de motocicletas.

Para a destinação desse material, a Prefeitura estabeleceu uma parceria com a entidade Reciclanip. O município disponibiliza um ponto de coleta e a empresa realiza o transporte dos pneus para destinações homologadas pelos órgãos competentes, sem custos para o município. Esta iniciativa da Prefeitura ajuda os donos de borracharia e os munícipes a dar o destino correto e seguro a estes materiais.

Para os próximos anos, espera-se que este número aumente já que são realizados periodicamente campanhas educativas sobre a conscientização do descarte correto destes materiais.

O Eco Ponto para recebimento desse material está localizado na Rua Antonio Galvão Pacheco n° 270, no Parque Nossa Senhora das Graças.

 

A reciclagem de pneus

Com as tecnologias modernas existentes hoje, quase 100% de um pneu pode ser reciclado, e dessa forma descartar pneus em aterros sanitários ou incinerá-los é um desperdício de matéria-prima e contribui para desmatamentos, poluição ambiental e extração de ferro, na medida que a fabricação de pneus necessita desses materiais.

No Brasil, uma das formas mais comuns de reaproveitamento dos pneus inservíveis é como combustível alternativo para as indústrias de cimento. Outros usos dos pneus são na fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais, além de tapetes para automóveis. Mais recentemente, surgiram estudos para utilização dos pneus inservíveis como componentes para a fabricação de manta asfáltica e asfalto-borracha, processo que tem sido acompanhado e aprovado pela indústria de pneumáticos.

 
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